Foto: João Vilnei (Prefeitura de Santa Maria)
Foi confirmado, nesta segunda-feira, o segundo caso de dengue importada em Santa Maria. A informação já constava no último boletim epidemiológico de arboviroses, emitido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), na semana passada, mas a Secretaria Municipal de Saúde ainda não havia recebido nenhuma notificação referente ao caso.
Posto de saúde abre até as 20h na última semana de vacinação contra a gripe
Trata-se, segundo a assessoria de comunicação da SES, de um homem de 46 anos de idade, militar, que foi diagnosticado e tratado até o momento como um caso autóctone de Brasília, no Distrito Federal, onde o paciente estava. O caso teria sido dado como encerrado somente neste final de semana e, após, foi encaminhado ao município de residência.
Justiça pede que Estado se manifeste sobre o não repasse de verba à Casa de Saúde
Conforme a prefeitura de Santa Maria, o militar foi diagnosticado em março, e realizou todo o tratamento contra a doença em Brasília, onde ficou internado, mas não há dados de quando ele teria retornado para Santa Maria. A Secretaria Municipal de Saúde só foi notificada sobre o caso nesta segunda-feira. Conforme a assessoria de comunicação da SES, o paciente não teria retornado à cidade no período de viremia (quando há presença do vírus no sangue).
Até agora, há seis casos da doença confirmados na Região Central: três em Cruz Alta (dois autóctones e um importado), um em Dilermando de Aguiar (importado) e dois em Santa Maria (importados).